Educação Profissional

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul oferta cursos profissionalizantes de forma integral e também com pactuações com o Governo Federal, através do Pronatec e MedioTec.

A educação profissional e tecnológica (EPT) é uma modalidade educacional prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) com a finalidade precípua de preparar “para o exercício de profissões”, contribuindo para que o cidadão possa se inserir e atuar no mundo do trabalho e na vida em sociedade.

Para tanto, abrange cursos de qualificação, habilitação técnica e tecnológica, e de pós-graduação, organizados de forma a propiciar o aproveitamento contínuo e articulado dos estudos.

Articulação

A EPT prevê, ainda, integração com os diferentes níveis e modalidades da Educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.

Dentre as várias possibilidades, destacam-se como exemplos a articulação da EPT com:

  • a modalidade da educação de jovens e adultos, em caráter preferencial, segundo a LDB;
  • a educação básica no nível do ensino médio, na forma articulada de oferta (integrada, concomitante ou intercomplementar – concomitante na forma e integrado no conteúdo) e na forma subsequente.

Com esta concepção, a LDB situa a educação profissional e tecnológica na confluência de dois dos direitos fundamentais do cidadão: o direito à educação e o direito ao trabalho. Isso a coloca em uma posição privilegiada, conforme determina o Art. 227 da Constituição Federal, ao incluir o direito a “educação” e a “profissionalização” como dois dos direitos que devem ser garantidos “com absoluta prioridade”.

Atores da EPT

Um conjunto de atores operam na educação profissional e tecnológica. Destacam-se aqui dois grupos: os responsáveis pela definição das leis e normatizações e os ofertantes dos cursos.

Órgãos normatizadores da EPT

No nível da União:

  • Congresso Nacional;
  • Conselho Nacional de Educação;
  • Ministério da Educação;
  • Órgãos próprios das respectivas Redes e Instituições de Ensino.

No nível dos estados/Distrito Federal e municípios:

  • Conselhos de Educação
  • Secretarias de Educação
  • Órgãos Próprios das respectivas Redes e Instituições de Ensino.

A Educação Profissional possibilita a preparação dos estudantes para a inserção no mundo do trabalho e contribui para a elevação da escolaridade da população por meio de cursos que integram as dimensões:

  • Educação;
  • Trabalho;
  • Ciência e Tecnologia.

A duração média dos CURSOS TÉCNICOS é de 18 meses, já os cursos FIC tem curta duração

que variam de 03 a 05 meses conforme carga horária de cada um.

DESENVOLVIMENTO

 

Integrar os setores da sociedade e fomentar o desenvolvimento regional com geração de oportunidades para as pessoas. Com este conceito e estudos sobre os setores produtivos de nosso estado, apresentam-se soluções em educação para envolver as comunidades regionais na geração da força produtiva.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.